Rede pública está pronta para eventuais suspeitas de Coronavírus em estudantes acreanos voltando da Bolívia; Estado mantém calendário cultural

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que até o momento as ações de governo se concentram nas recomendações de prevenção ao contágio do coronavírus.

Até o presente momento, não há necessidade de cancelamento de eventos, nem de convocação de mais profissionais para atuarem na questão porque o Acre ainda não tem nenhum caso confirmado de covid-19.

Com relação a informações de que um grupo de estudantes acreanos de medicina estaria retornando da cidade boliviana de Santa Cruz, esses jovens podem procurar espontaneamente a sala de coleta, destinada exclusivamente para exames de coronavírus, que está instalada no Pronto-Socorro de Rio Branco.

Esse é o protocolo recomendado pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde, e seguido estritamente pela Sesacre. Pelo protocolo, pessoas que estejam regressando de países com casos confirmados – e que estejam com tosse, coriza e febre –, devem procurar por iniciativa própria o serviço de atendimento do PS, para coleta de material para teste de coronavírus.

Lá, existe uma sala de coleta apropriada com profissionais preparados e equipados com vestimentas e material adequados.

Rio Branco, AC, 12 de março de 2020

Glória Nascimento
Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre