Mara Rocha comemora resultado positivo de audiência com ministro da Infraestrutura

Em audiência ocorrida na noite dessa terça-feira (12/03), o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou diversas obras para a integração no Estado do Acre.

A reunião de iniciativa da Deputada Mara Rocha (PSDB/AC), contou, também, com a presença do Governador Gladson Cameli, dos Senadores Mailza Gomes (PP/AC), Márcio Bittar (MDB/AC), dos Deputados Jesus Sérgio (PDT/AC), Vanda Milani (Solidariedade/AC) e Alan Rick (DEM/AC), Deputados Estaduais Cadmiel Bomfim e Luiz Gonzaga e dos Prefeitos Bené Damasceno, de Porto Acre; Bira, de Xapuri; Tião Flores, de Epitaciolândia; Fernanda Hassem, de Brasiléia; e Marilete Vitorino, de Tarauacá.

“Esta reunião teve a finalidade de começarmos a discutir, de forma séria e coesa, ações que possibilitem a integração completa dos municípios do Acre, passando por construção de pontes, melhorias de estradas e dos aeródromos do nosso Estado”, esclareceu Mara Rocha.

Durante a audiência, os prefeitos acreanos foram unânimes em destacar a necessidade de investimentos federais para garantir a integração municipal e intermunicipal. “Somos cinco municípios em um só, a construção da ponte da Vila Caquetá diminuiria distâncias e permitiria o escoamento de nossa produção”, afirmou Bené Damasceno.
O Ministro agradeceu a oportunidade da reunião suprapartidária e informou sobre várias obras previstas para o Estado do Acre. “A iniciativa da Deputada Mara Rocha merece elogios, é extremamente importante esse encontro com as prefeituras e Bancada. Conheço o Acre, já morei em Assis Brasil e Santa Rosa, durante meu tempo no exército, e conheço as especificidades daquela região”, afirmou Tarcísio Gomes.

Projetos de Integração no Acre

O Ministro informou que já existem algumas pautas garantidas para o Acre, dentre elas, a ponte de Tarauacá, que necessita de reparos em uma das cabeceiras. Segundo o Ministro, foi encomendado, ao corpo do exército americano, o projeto de retificação do curso do rio naquele município. A partir desse projeto, serão promovidas as obras, definitivas, para que a ponte seja restaurada.

Para Epitaciolândia e Brasiléia, o Ministro previu a licitação do anel viário ainda este ano, mas a obra só poderá ter seu início a partir de 2020. Tarcísio Gomes aproveitou para solicitar o auxílio da Bancada do Acre no sentido de permitir um melhor uso das Emendas, através do remanejamento de recursos entre obras.

“O Acre conta com um orçamento de R$ 200 milhões, para infraestrutura. Desse montante, R$ 160 milhões são para obras de manutenção. É necessário que a bancada do Acre nos ajude a remanejar recursos, de forma a atender todas as necessidades mais urgentes”, disse o Ministro.

O Ministro informou, ainda, que a ponte de ligação entre os dois municípios será reformada em 60 dias. Sobre a ponte de mão dupla, em concreto, ela deverá ter seu início em 2020.

Respondendo a questionamento do Governador Gladson Cameli e dos Deputados Cadmiel Bomfim e Luiz Gonzaga, o Ministro informou que virá ao Acre, nos próximos meses, para verificar as obras nas BRs 364 e 417, ocasião em que visitará as obras da ponte do Rio Madeira e definirá a inauguração da obra.

Sobre as pontes em Xapuri, Porto Acre e Assis Brasil, Tarcísio Gomes se comprometeu a apoiar a Deputada Mara Rocha junto ao Ministro do Desenvolvimento Regional, para buscar um convênio, com a Caixa Econômica Federal, para viabilizar as duas obras.

Por último, o Ministro informou aos presentes que os aeroportos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul serão incluídos na 6ª rodada de leilões, o que permitirá a entrada de investimentos privados no Estado.

Repercussão da Reunião

Ao final da audiência, o clima entre prefeitos e parlamentares era de animação. “Foi uma reunião muito produtiva pois tivemos a oportunidade de conversar diretamente com o ministro e expor nossas reivindicações. A Deputada Mara Rocha está de parabéns por dar voz aos prefeitos e à população do Alto Acre”, declarou Fernanda Hassem.

O prefeito Bira, de Xapuri, também se mostrou muito confiante com a construção da ponte entre a comunidade Sibéria e a sede do município. “Temos que agradecer a iniciativa da Mara Rocha. Tive a oportunidade de entregar um anteprojeto para a ponte metálica e acredito que, com o auxílio da Bancada, teremos, em breve, uma solução para a nossa ponte”.

“Quero me somar aos esforços da Deputada Mara Rocha para a integração do nosso Estado. A construção dessas pontes tem, para o Acre, a mesma importância que o ajuste fiscal tem para o Brasil, sem ela não teremos desenvolvimento”, afirmou a Senadora Mailza Gomes.

No encerramento da a audiência, Mara Rocha informou que aquela seria a primeira de uma série de reuniões para a integração do Acre. “Estou extremamente realizada com esta reunião. Juntamos grande parte da Bancada e vários Prefeitos, tivemos a presença do nosso Governador, em uma audiência que durou duas horas. Mesmo tendo perdido duas votações, no Plenário da Câmara, acredito que as informações e definições tomadas aqui ajudarão na retomada do nosso crescimento econômico”, afirmou.

O Deputado Luiz Gonzaga também falou sobre a importância da reunião para o Estado. “Estivemos reunidos com o Ministro das Relações Exteriores tratando sobre uma parceria com o Peru, mas ela só será possível se o Acre tiver estradas transitáveis e pontes para a travessia de pessoas e mercadorias, por isso vou apoiar a Deputada Mara nessa luta pela integração do Acre”.

Mara Rocha informou que já está agendando nova reunião, com o Ministro do Desenvolvimento Regional, para que as pontes de Sena Madureira, Xapuri e Porto Acre se tornem realidade.