Agronegócio: o Acre rumo às quatro safras

O governo do Estado, em parceria com o Grupo Boasafra, realizou na manhã desta quinta-feira, 21, no Theatro Hélio Melo, a abertura do evento “Acre Rumo às Quatro Safras”, que reúne empresários de Rondônia e Acre interessados em expandir o setor do agronegócio, principalmente no plantio de grãos com arrendamento de terras.

O governador Gladson Cameli esteve presente na abertura e lembrou que o avanço do agronegócio é sua principal bandeira de desenvolvimento econômico, destacando que fará o possível para que o estado receba novos investimentos, gere emprego e renda, com redução da burocracia e flexibilização tributária e ambiental.

“Nosso estado está aberto para o agronegócio, o desenvolvimento e a industrialização para que possamos avançar nos índices de emprego e dar oportunidades para nossa juventude. Vamos deixar trabalhar quem quer trabalhar. Essa é a nossa linha e o nosso dever, dando e criando oportunidades. E o que o Estado puder fazer para que nossas empresas públicas e privadas possam gerar bons frutos, eu estou disposto a ajudar”, disse o governador.

Parceiro na realização do evento, o Grupo Boasafra é uma das principais redes de distribuição de produtos agropecuários em Rondônia e no Acre. O presidente do Grupo Boasafra, Gilberto Borgio, revelou uma grande animação com as novas políticas públicas do Estado voltadas ao desenvolvimento do agronegócio. Ele revela que Rondônia teve um forte salto nessa área, mas que hoje é realmente necessário expandir o setor de grãos devido a grande demanda e concorrência, com o Acre estando à vista dos grandes produtores.

“Esse é um evento de muita importância para nós porque o Acre está precisando produzir, tem terras boas, condições climáticas ótimas, mas existiam as amarras que não deixavam o produtor ir em frente. Agora, nossas reuniões tem sido muito produtivas, onde o governo mostrou que está disposto a fazer e que os produtores que vierem sabem que tem esse apoio por parte do poder público do Acre”, conta Borgio.

Ainda no evento, o gerente de produção agrícola do Grupo Boasafra, Renildo Rolim, falou sobre o projeto Quatro Safras para o Acre, mostrando técnicas para o desenvolvimento de grãos em larga escala com investimentos pequenos para a consolidação de quatro safras.

Na mira do mercado

O evento “Acre Rumo às Quatro Safras” faz parte do protocolo de intenções assinado entre os governos de Acre e Rondônia pela parceria no desenvolvimento do agronegócio do estado.

O secretário de Produção e Agronegócio (Sepa), Paulo Wadt, conta que o objetivo é inserir o Acre no mercado dos grandes produtores, mostrando que o estado está aberto a investimentos. Ele destaca que cerca de 15 grandes grupos já estão interessados em expandir exponencialmente suas produção no estado.

“Já estamos em contato com novas empresas, com investimentos principalmente na soja, arroz e café. A Boasafra já tem negócios no Acre, mas eles estão querendo expandir mais ainda. Ela tem uma pulverização grande em Rondônia, contatos com os produtores e essa parceria é para atrair os investidores para cá”, revela.

Quase 20 empresários de Rondônia vieram ao Acre para acompanhar o evento. Produtor de grãos no interior do estado vizinho, Fábio Barbosa acompanha a comitiva e revela boas expectativas.

“É uma satisfação estar aqui e vemos muito bem essa iniciativa do governo em alavancar a produção. Essa é uma área nova pra nós, com uma grande oportunidade em grandes extensões com terra de qualidade. É um estado que tem tudo para alavancar na agricultura”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui