Prefeitura de Rio Branco nega tratativa com Sesacre para repasse das UPA´s

A Prefeitura de Rio Branco negou ter havido qualquer tratativa com o Governo do Estado para o repasse da gestão das UPAS ao município. Em nota, a prefeitura esclarece que O secretário municipal de Saúde, Otoniel Almeida, não tem conhecimento de qualquer intenção neste sentido por parte do Estado, pelo menos de forma oficial. A informação foi dada a jornalistas, em coletiva à imprensa, pela secretária estadual, Mônica Feres, nesta terça (2). Leia a nota abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A respeito da notícia de que a Sra. Secretária de Estado de Saúde intenciona repassar as UPAs para a Prefeitura de Rio Branco, vimos esclarecer que:

1 – Até o momento não houve tratativa sobre esse assunto ou qualquer outro com a Sra. Secretária de Estado de Saúde;

2 – A municipalização de qualquer serviço na área de saúde precisa ser pactuada entre as esferas de governo;

3 – Neste momento, todos os esforços da Prefeitura de Rio Branco estão voltados para o fortalecimento da Atenção Básica, que é o que compete atualmente ao Município de Rio Branco;

4 – Ao focar os esforços na melhoria da assistência prestada pelas Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades de Referência em Atenção Primária (URAPs), Policlínica Barral y Barral  e Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPs), a gestão municipal está contribuindo para a efetivação do direito à assistência em saúde da população da nossa capital.

Por último, em prol do bem coletivo, a gestão municipal confia que a atual divisão de competências no sistema público de saúde seja respeitada e que não incorra em transferência de responsabilidades que afetaria sobremaneira a capacidade do Município no atendimento da assistência básica em saúde.

Oteniel Almeida
Secretário Municipal de Saúde

Socorro Neri
Prefeita de Rio Branco