Acre nega exclusão da rede de diagnóstico para Novo Coronavirus

*NOTA DE ESCLARECIMENTO*

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen-AC), informa que o estado não está excluído, em hipótese alguma, da rede de diagnóstico para o novo coronavírus, o covid-19.

O que existe é um sistema bem organizado pelo Ministério da Saúde e pelas secretarias de estado, no qual apenas alguns laboratórios centrais realizam os diagnósticos com base na coleta de material que for repassado pelos demais. Esse é o caso do Lacen no Acre, que tem como referência o Instituto Evandro Chagas, no Pará.

Assim, o fluxo das coletas no Acre segue da seguinte forma: coleta-se o material a ser diagnosticado nas unidades hospitalares, e este é enviado, primeiramente, ao Lacen-AC, com sede em Rio Branco. De lá, segue para o Instituto Evandro Chagas, onde lá, sim, existem os kits e equipamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde, para o diagnóstico.

Desse modo, não é verdade que o Acre será prejudicado, já que, enfatizando, o material para diagnóstico do novo coronavírus será colhido normalmente aqui no estado e remetido para o laboratório de referência, o Instituo Evandro Chagas, responsável pelos resultados, sejam eles positivos ou negativos.

Rio Branco, AC, 4 de março de 2020

*Janaína Mazaro*
*Gerente-técnica do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre – Lacen-AC*