Prefeitura garante distribuição de medicamentos e insumos para insulinodependentes

REDAÇÃO

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), informa aos insulinodependentes, residentes na capital, que o medicamento e os insumos para o uso da medicação (seringas com agulha acoplada para aplicação de insulina, tiras reagentes de medida de glicemia capilar e lancetas) estão disponíveis nas Unidades de Referência de Atenção Primária (URAPs) e Unidade Básica de Saúde (UBS), da Cidade do Povo, unidades credenciadas para fornecimento dos produtos aos pacientes.

A distribuição dos insumos e insulina é feita regularmente para os usuários, habitantes do município de Rio Branco, munidos de prescrição médica. O quantitativo distribuído de seringas e agulhas para administração de insulina é, 30 unidades por mês, para cada paciente.

Segundo Pablo Leite de Carvalho, gerente do Departamento de Unidades, a SEMSA, possui estoque para atender os pacientes cadastrados na rede pública de saúde do município e os medicamentos encontram-se disponíveis na Policlínica Barral y Barral, URAP Augusto Hidalgo de Lima, URAP Cláudia Vitorino, URAP Eduardo Assmar, URAP Roney Meireles, URAP Rosângela Pimentel, URAP São Francisco, UBS Figueira, URAP Bacurau e UBS Cidade do Povo.

Antes, em todas as unidades da capital havia a distribuição da insulina e dos insumos. Agora possuem uma quantidade somente para uso em emergência, sendo a distribuição do remédio e dos insumos, somente nos pontos credenciados.

Para se cadastrar no sistema de controle de medicação, nas unidades de saúde é necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS, comprovante de endereço e receita médica do profissional do Sistema Único de Saúde, do município de Rio Branco, atualizada, que comprove a necessidade de utilização de insulina. Uma vez cadastrado, a retirada do medicamento e insumos poderá ser feita apenas com o cartão do SUS e a receita médica.

Mais Notícias
Carregue mais